Transfire http://transfire.com.br Transportes e Mudanças no Rio de Janeiro Tue, 01 Oct 2019 10:13:40 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.9.12 Vai se mudar? Confira dicas para empacotar suas coisas com eficiência http://transfire.com.br/vai-se-mudar-confira-dicas-para-empacotar-suas-coisas-com-eficiencia/ Wed, 27 Sep 2017 04:36:37 +0000 http://transfire.com.br/?p=175 Mudar de casa, geralmente, é algo que nos deixa feliz, com a expectativa de uma vida nova. Até a tarefa de empacotar os pertences fica divertida — se for bem planejada, claro. E para quem ainda não é expert em mudanças, existem algumas dicas que podem fazer com que o processo seja mais eficiente. O Morar Bem conversou com especialistas e montou uma lista para tornar esse trabalho mais fácil. Segundo Luciana Pinto Oliveira, da Lú Personal Organizer, para começar, o ideal é juntar muitas caixas de tamanho médio, que são mais fáceis de organizar — e de carregar.

— Comece guardando o que não usa com frequência e conforme a estação. Se é verão, por exemplo, guarde primeiro as roupas de frio. Setorize as roupas por estação. E coloque numeração nas caixas com uma pequena relação do que tem dentro. No caso de querer algo rápido, será mais fácil achar — diz Luciana.

Para ela, o indicado é começar a embalar os objetos da cozinha e dos quartos, pois são os locais que precisam estar organizados para serem logo usados. Quanto aos itens, ela sugere fazer uma pré-seleção antes de encaixotar: doar, jogar fora e levar somente o que quer. Outra sugestão é etiquetar as caixas com cores conforme os cômodos. Afinal, imagine naquela montanha de caixas tentar descobrir onde está o casaco tal ou aquela colher de pau…

— Quando decidir mudar, comece a embalar o quanto antes, pois o processo leva tempo. Vale também contratar o serviço de um “faz-tudo” depois que os itens pessoais forem empacotados. Em toda casa há quadros, prateleiras e equipamentos que ele pode retirar, empacotar e, ao chegar na casa nova, instalar — diz Luciana que, além das dicas, também realiza o trabalho de pré-mudança (embalar), mudança (recebimento) e pós (organização da residência).

Carolina Carnaúba, da Mooviin Brasil, que faz mudanças entre países e no Brasil (Rio, Salvador, São Paulo, Guarujá, Vitória, Curitiba e Porto Alegre), lembra ainda que fazer um inventário detalhado dos bens que estão indo na mudança é extremamente relevante. E ressalta que, como a maioria das empresas são obrigadas a desembalar todos os móveis, incluindo os frágeis, o cliente deve exigir isso:

— Pois do contrário, se a pessoa fizer por conta própria e verificar que algo chegou danificado, é provável que não consiga acionar o seguro ou empresa de mudança nesse sentido — finaliza.

A especialista aproveita para lembrar que, no caso de mudança para um imóvel mobiliado, deve ser feito um laudo de vistoria minucioso de todos os bens.

— Por mais chato que seja, evita problemas com a seguradora em caso de danos. Uma boa vistoria é tão ou mais importante do que o próprio contrato de locação. É importante verificar todas as instalações do imóvel durante todo o primeiro mês e, em caso de qualquer defeito, comunicar o proprietário, enviando fotografias. Isso vale para imóveis mobiliados ou não mobiliados.

ANOTE AS DICAS PARA MUDANÇA

— Utilize caixas de tamanho médio, pois são mais fáceis de arrumar os pertences e de carregar.

— Comece a empacotar assim que puder, pois o processo leva tempo. Dê preferência aos itens da cozinha e do quarto, pois serão os primeiros cômodos da outra casa que você vai usar.

— Antes de separar, faça uma seleção do que pode ser doado, o que deve ser jogado fora e o que realmente vai para a casa nova.

— Guarde primeiro os itens que usa menos, como roupas de frio, se for no verão (e vice-versa) ou aquele conjunto de louças especial que raramente é posto à mesa.

— Coloque etiquetas nas caixas com uma listinha do que está dentro delas. Uma dica é ter etiquetas de cores diferentes para cada cômodo. Facilita para achar quando estiverem todas juntas.

— Contrate o serviço de um faz-tudo para retirar quadros, prateleiras e instalações de equipamentos e instalar tudo na casa nova.

— Lembre-se de solicitar com antecedência a transferência do telefone, da TV a cabo e da internet

— Confira se está no contrato que a transportadora deve desembalar os itens, pois se algo chegou danificado, a responsabilidade é deles.

— Faça um laudo de vistoria bem detalhado do imóvel e de tudo o que estiver dentro dele.

E vida nova!

Leia mais: https://oglobo.globo.com/economia/imoveis/vai-se-mudar-confira-dicas-para-empacotar-suas-coisas-com-eficiencia-14620938#ixzz4tqnyqNnF
stest

]]>
Vai se mudar? Estas são as 9 coisas mais importantes que você precisa saber! http://transfire.com.br/vai-se-mudar-estas-sao-as-9-coisas-mais-importantes-que-voce-precisa-saber/ Wed, 27 Sep 2017 04:34:05 +0000 http://transfire.com.br/?p=172

A coisa mais normal do mundo é ficar nervoso antes de fazer uma mudança de casa. Para deixar o grande dia um pouco menos tenso, o pessoal do Muda Muda reuniu aqui as 10 dicas mais importantes para quem já está com a mudança marcada.

1) Comece a coletar caixas de papelão um mês antes da mudança.

imagem-dica

O melhor lugar para fazer isso é o supermercado. Lá sempre sobram caixas limpas. Aproveite quando for fazer as compras para ir juntando suas caixas, cuidando para pegar vários tamanhos diferentes.

2) Junte os materiais que vão você ajudar a organizar tudo.

imagem-dica

Dê uma passada na papelaria para buscar tesoura, fita para empacotamento resistente, adesivos coloridos para rotular, canetinhas e pincel atômico. Além disso, sempre é bom ter a mão acolchoados, plástico bolha, papel para embrulho e papel-jornal. E uma dica: sempre compre um pouco mais do que você acha que vai precisar.

3) Antes de começar a empacotar suas coisas, separe aquilo que vai precisar nos primeiros dias.

imagem-dica

Já imaginou você numa casa nova com tudo empacotado? Faça uma ou mais caixas ou malas com tudo que vai precisar usar imediatamente na nova casa (artigos de higiene, roupas, panelas, talheres, roupa limpa, remédios, material do colégio das crianças…). E lembre-se: estas caixas serão as primeiras que você irá abrir. Por isso, é bom que sejam as últimas a entrarem no caminhão…

4) Use roupas e cobertas para proteger os objetos frágeis.

imagem-dica

Roupas, cobertas e travesseiros (e até mesmo bichos de pelúcia!) podem ser usados para embalar objetos mais frágeis ou mesmo para preencher espaço vazio dentro das caixas– assim você evita que as coisas quebrem e ainda economiza em plástico bolha!

5) Colocou tudo em caixas? Agora tire elas da frente!

imagem-dica

Reserve um lugar na casa onde você vai começar a colocar as caixas conforme for empacotando. Isso vai facilitar não somente a sua organização, mas também será de grande valia para a hora da mudança. No dia da mudança, ter todas as caixas juntas em um cômodo só garante que elas não vão atrapalhar a movimentação da mobília e dos itens pesados que devem ir primeiro para o caminhão.

6) Organização economiza incomodação.

imagem-dica

Separe as coisas de acordo com o aposento de destino na casa nova e estabeleça uma cor para cada quarto da casa nova. Etiquete as caixas com fitas coloridas, de acordo com os quartos de destino. Também é interessante numerar cada caixa, e ter uma listagem de controle do que tem dentro de cada uma. Assim você terá o controle de quantas caixas vão para cada quarto, e com que conteúdo. Mas lembre-se de marcar a parte lateral das caixas, pois vai continuar dando para ver mesmo que forem empilhadas.

7) Organize-se também dentro de cada caixa.

imagem-dica

Ponha o máximo de itens possível em cada caixa para diminuir o número de caixas necessário, mas sempre equilibrando a quantidade de itens leves e pesados em cada caixa para não ficar pesado demais. Os objetos mais pesados devem ser colocados na parte de baixo, e os mais leves na parte de cima das caixas. Para os itens frágeis ou quebráveis não economize em camadas de papel de embrulho ou de plástico bolha. Coloque filme plástico entre as garrafas e suas tampas para que não haja vazamento.

8) Aproveite para praticar o desapego.

imagem-dica

Na hora de empacotar as coisas, você vai encontrar muita coisa que nem lembrava que tinha guardado. Vai deixar elas mofarem de novo na casa nova? Aproveite este momento para se livrar de tudo aquilo que você não precisa – e doar o que poderá ser mais útil para quem precisa. Casa nova, vida nova!

9) Não perca os parafusos.

imagem-dica

Se precisar desmontar algum móvel ou objeto, coloque os parafusos, porcas e pregos em um pacotinho e prenda-o com fita à mobília embalada. Quando precisar remontar, estará tudo junto.

]]>
6 dicas de como organizar a mudança de casa http://transfire.com.br/6-dicas-de-como-organizar-a-mudanca-de-casa/ Wed, 27 Sep 2017 04:29:52 +0000 http://transfire.com.br/?p=170

A especialista em organização Ingrid Lisboa dá dicas de como se organizar durante a mudança

1. Decida quem fará sua mudança

O primeiro passo é você decidir se fará sozinha a mudança toda ou se contratará uma empresa de transporte. “Para quem quer economizar, existe a possibilidade de, com ajuda de família e funcionários, fazer todo o processo de embalagem e investir apenas no transporte das caixas. Neste caso, prepare-se, pois a organização será ainda mais decisiva. Embalar tudo pode levar vários dias”, afirma a especialista em organização Ingrid Lisboa, do Home Organizer.

2. Estabeleça uma ordem para transportar

A segunda tarefa é decidir em que ordem suas coisas deverão chegar na casa nova (para esquematizar a entrega dos itens essenciais no primeiro dia de transporte) e também quantos dias você consegue esperar para habitar o novo lar. “Sugiro que pelo menos nas duas primeiras noites pós-mudança você fique num hotel ou na casa de alguém íntimo. Basta providenciar, para todos os membros da família, uma mala para três dias, como se fosse uma viagem de feriado prolongado. Pesquise a previsão do tempo para estes dias, para evitar surpresas. E não esqueça de levar tudo o que vocês precisam para se sentir confortáveis, mesmo estando fora de casa”, sugere Ingrid.

3. Identifique os itens das caixas

Outro ponto bastante importante é você organizar e nomear as caixas de mudança de acordo com o que tem dentro. “Não confie apenas na descrição que a empresa de mudança fizer, caso você tenha contratado uma. Compre canetões grossos e detalhe o conteúdo de cada caixa. Garanto que vai ajudar muito, tanto durante o desempacotamento quanto na eventualidade de você precisar de algo mais específico antes de finalizar a organização de tudo na casa nova. Vale descrever com mais detalhes o conteúdo, algo como: envelopes e papelaria da segunda e terceira gavetas da bancada. Ou ainda, em vez de simplesmente roupas, informe que a caixa contém biquíni e roupa de ginástica, ou ainda vestidos de festa. Muito tempo, estresse e esforço poderão ser economizados”, defende a profissional.

4. Começa pela cozinha na casa nova

“Na casa nova, o primeiro passo será organizar os itens de uso diário da cozinha, pois é o local que todos os moradores frequentam todos os dias. Providencie a lavagem imediata apenas destes itens de uso diário. Os objetos de pouco uso podem ser lavados posteriormente”, indica Ingrid Lisboa, do Home Organizer.

5. Como organizar o novo quarto

Passe para a organização dos quartos e itens pessoais. Somente depois siga para louçaria, prataria, home office, biblioteca, fotos e depósito. “No quarto, priorize os guarda-roupas, organizando inicialmente as roupas de cabide, pois costumam amassar com facilidade. Mas evite o retrabalho. Não arrume as roupas de qualquer forma, para organizar depois”, ensina Ingrid.

6. Com organização e sem estresse

Organize-se dia a dia para conseguir finalizar a organização da casa toda com o mínimo possível de estresse. Como? “Fazendo uma lista que contenha, com honestidade, quais locais serão organizados a cada dia. E, para finalizar: peça ajuda e aceite ajuda – sinceramente. Deixe de lado a perfeição e permita-se ser a melhor imperfeita que conseguir, com toda ajuda que for possível! Garanto que vale a pena. E que você se sentirá satisfeita com o resultado final”, finaliza Ingrid Lisboa.

* Com informação do blog Home Organizar, de Ingrid Lisboa.

 

]]>